23 de nov. de 2012

Holter + MAPA

Pessoas, que chato esse exame cardiológico! Estou com 2 equipamentos para aferir pressão e verificar batimentos cardíacos. Com esses monitores consegui perceber que sempre que passo por alguma situação de stress ou tenho que dirigir minha PA sobe, bem como os batimentos. Segundo o doutor, já na consulta, ele me alertou. Comentei com ele que o consumo de sal na minha casa, onde faço 1 a 2 refeições por dia é de 1kg de sal por ANO, ou seja, mínimo, e não usamos temperos prontos, na minha mãe, onde normalmente almoço ou tomo café da manhã o sal também acho que dura uns 6 meses, não consumo refrigerantes, miojos, sopas prontas, salgadinhos industrializados, portanto como ele mesmo disse deve ser de origem genética, só lembrando, meu pai apesar de ser bem ativo (joga tênis, futebol,consegue correr sem problemas) tem hipercolesterolemia, PA alta, e gordura abdominal (cervejinha) e já passou por cateterismo, minha avó paterna tinha problemas cardíacos e fumava e faleceu, meu avô materno também teve complicações do gênero, entre outras e faleceu há muitos anos, atualmente minha avó materna ter arritmia cardíaca, internou pelo menos umas 3 ou 4 vezes e teve indicação de cateterismo. Minha mãe, que também fez exames essa semana, apesar de se exercitar todos os dias tem glicemia alta (hormonal), teve câncer de mama (graças a Deus já terminou o tratamento e medicação), tem arritmia, e está tendo alterações de triglicérides (esse de origem alimentar, pois ela consome muito carboidrato e quase não ingere proteínas) e foi indicado que pegasse mais pesado nos aeróbicos. Bom, com esses relatos, vocês podem imaginar o risco que eu corro com essa obesidade, apesar de eu ter sido classificada como saudável se eu continuasse no ritmo que eu estava com 99 kg para 1,65 de altura, com risco inicial de problemas cardíacos identificado pela circunferência do abdome, eu estava ferrada. Ainda bem que ninguém precisou me alertar, meu próprio organismo me avisou, quando as dificuldades para subir escadas vieram, quando eu tinha que ir ao banco, meus batimentos disparavam, transpirava muito, só para atravessar duas quadras. Não que eu não conseguisse caminhar longas distâncias, mas o fato de uma distância tão curta com o sol escaldante já era possível notar a falta de preparo físico.
Agora, relembrando outros sintomas que tive esse ano:
- Sudorese durante a madrugada (calores repentinos);
- Dores de cabeça constantemente;
- Dores nas pernas e pés;
- Dor nas costas;
- Dor na nuca;
- Dores no estômago;
- Cansaço diário;
- Falta de ar;
- Aceleração do coração;
- Dores no abdome superior esquerdo e direito;
- Dores no abdome inferior;
- Tontura, fraqueza, enjôo, ânsia de vômito
Tanto que fui em vários médicos e no sangue não apresentava sinal de nada, na endoscopia nada, ultrassom nada, ai caiu a minha ficha, "Meu corpo precisa de movimentar", então eu comecei devagar, nem conseguia acompanhar meu noivo nas caminhadas, sentia muita dor MESMO nas articulações, essas dores só amenizaram agora, depois de 2 meses de academia, onde estou conseguindo fortalecer meus músculos e ossos, e claro a alimentação que ajudou muito nisso.
Estou numa fase que nem estou ligando para a flacidez dos braços e coxas, muito menos para estrias e celulites, eu preciso mesmo é ficar saudável, meu coração está ok, então bóra continuar com academia e alimentação saudável. Não vou mentir que as vezes eu dou uma escapulida, normalmente na TPM, depois tudo volta ao normal, comigo não tem mais esse negócio de desistir, pode demorar 1, 2 ou 4 anos, eu vou ter um peso saudável para a minha altura, vou aprender correr (já consigo 7 minutos, mas não monitorava a FC), agora tenho certeza que moniturando a frequência cardíaca e seguindo as orientações do dotô vou alcançar meus objetivos (reduzir percentual de gordura e aumentar massa magra), depois disso, vou atrás de tratamento estético, mas só depois de muita malhação se eu ainda precisar. :)
Amanhã tô de niver, tô feliz, ao mesmo tempo muito pensativa no quanto 2012 foi bom pra mim e para minha família, quantas coisas conquistei e quantas ainda pretendo conquistar. Estou relendo um livro do Augusto Cury - Nunca desista dos seus sonhos e recomendo muito, dá um up no nosso astral e faz a gente pensar no motivo da nossa existência,
 
Beijosss! Saúde para todos!
 

2 comentários:

  1. Feliz Aniversário!!!

    Menina que histórico familiar, mas o meu é bem parecido, e um dos motivos que me levaram a mudar foi exatamente esse!
    Em relação a flacidez é assim mesmo, mas com musculação a pele vai firmando um pouco e tem um creme que se chama q 10 da Nivea que eu to usando e que ajuda um pouco a dar uma enrijecida na pele.

    Beijooooooos

    ResponderExcluir
  2. Ei, moça! Feliz aniversárioooo!!! Que este novo ano que entra seja maravilhoso para vc, viu!
    E sorte aí com esse monitoramento chato!
    Bjooooo

    ResponderExcluir